terça-feira, 7 de junho de 2016

MEMÓRIAS DE UM POETA E ORADOR ABSOLUTO

  O meu amor incomensurável por livros e leitura já foi declarado em cantilenas. É sabido que sou leitor arguto e tenho um fascínio extraordinário por biografias. Assim sedo, fiquei tomado por enorme contentamento quando ganhei de presente, das mãos do Prof. Ataualpa Antônio Filho, a biografia familiar que traz as memórias daquele que considero um poeta e orador absoluto, na acepção das palavras, Prof. Roberto Francisco.   “Ah, meus bons tempos de infância, cheios de enorme ansiedade, eu vos recordo, à distância, com os temperos da saudade!"   A estrofe acima faz parte de "Medeiros & Francisco - O legado", uma primorosa biografia familiar que retrata, com veracidade e maestria, a história de vida de duas famílias que conduziram seus viveres com ética e honestidade. Carl Jung escreveu: "Você é o que você faz, não o que você diz que vai fazer!" e os Medeiros & Francisco, construíram suas histórias com inteireza e com provas factuais irrefutáveis. A cada página lida, eu regozijava de alegria por estar mergulhado num universo conspícuo elencado por homens e mulheres de grandes bravuras e acontecimentos intelectuais. Prof. Roberto Francisco, o autor magnífico desta obra biográfica, é um eloquente sábio de cuja fonte inesgotável de belos ensinamentos profícuos não me canso de beber. Todas as vezes que tenho a honra de encontrá-lo em eventos acadêmicos ou em plena Rua do Imperador, paro, beijo-lhe as mãos e ouço o mestre declamar sextilhas, trovas, sonetos e narrar fatos ocorridos na época de sua meninice. Indubitavelmente, sua memória eidética é algo surpreendente. Minha paixão pelas criações literárias do Prof. Roberto Francisco vem de muito antes de conhecê-lo pessoalmente. Quando vim morar e estudar em Petrópolis, em 1990, ao fazer a leitura dos jornais, encontrava a essência do belo na coluna escrita por ele intitulada: "Miscelânea". Entretanto, somente tive a felicidade e a oportunidade de ser apresentado ao Prof. Roberto Francisco no lançamento do livro "Musgo e Vento", em 2015, de autoria do também genial poeta, Prof. Fernando Magno. Quem me proporcionou a imensa alegria da apresentação foi outro também maravilhoso poeta, Prof. Paulo César dos Santos. A minha admiração pela vida e obra do Prof. Roberto Francisco é tão inconteste que já o homenageei fazendo citação do seu nome no mote do meu romance infanto-juvenil: “Stella, palmas para ela”. Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo, escreveu algo que pode ser aplicado como síntese do livro biográfico "Medeiros & Francisco - O legado": “Aprendi todos os dias, todas as horas. Quando mais tarde, ao reler os livros de minha vida, quiser tirar a maior lição de todas, saberei que o mais importante é ser humilde".  Ademais, resta-me agradecer ao Prof. Roberto Francisco por compartilhar conosco a sua grandeza intelectual e histórias de vidas através de "Medeiros & Francisco - O legado". (Todos direitos reservados deste texto a Antônio Menrod. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização)