domingo, 19 de julho de 2009

SPIRITUS ET VERBUM

O verdadeiro Cristianismo começa com doação. Não se apregoar amor verdadeiro a Deus sem compartilhar esperança e caridade. Na sua nova encíclica intitulada "Caritas in Veritate" o Santo Padre Bento XVI, recorrer a um chamado interpessoal a cada Ser no que tange o amor ao próximo. De certa forma, temos obrigações com cada irmão que nos pede um pedaço de pão. E negar um pedaço de pão solicitado, é negar o Cristo-Amor. Cf. 13,34-35. A verdade é uma só. De todos os sortilégios que a flagelam a humanidade a fome é que mais aterrorizar. Dentro do parâmetro apresentado na encíclica papal, através de passagens bíblicas fiz uma síntese sobre a prática da caridade na verdade.
A FOME QUE DEVORA A VIDA: (Mateus 14,16).
Quem se preocupa com a necessidade dos menos favorecidos, é um autêntico seguindo de Cristo. Cf. 2 Coríntios 8,9. Se temos a graça de poder oferecer é importante que compartilhemos. Cf. 2 Pedro 1,4. A caridade é a síntese de Amor verdadeiro, caminho de Redenção. Cf. 1 Coríntios 13,4-8. Entretanto, não podemos esquecer do alimento da alma. Cf. Mateus 4,4.
Dom Helder Câmara sempre dizia: “Ninguém é tão rico que não precisa de ajuda, nem tão pobre que não possa ajudar a outros”.