quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

APOTEÓTICA CIDADE DO SAMBA

Depois de muita insistência da minha amiga coreógrafa Graziela Matoso, fui conhecer a Cidade do Samba, hoje. A gigantesca construção, eu só conhecia de longe, ao passar pela Avenida Rodrigues Alves, contemplava sua opulência. Adentrando na Cidade do Samba fiquei com os olhos esbugalhados, tamanha era a grandiosidade do lugar. A primeira vista se ver a perfeita organização, a limpeza ímpa e a segurança oferecida. Apesar de estar, a Cidade do Samba, cercada pelo o morro da Providencia, há verdadeiramente harmonia e tranqüilidade. A LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a frente da administração da cidade, faz jus à tão magnífica apoteose. Cada Escola de Samba tem seu pavimento particular, onde são expostas suas fantasias, e seus carros alegóricos de muitos carnavais. É um imenso Museu do Carnaval. Já que eu estava no recito, não deixei de ir até o pavimento da minha dileta Mangueira, revir alguns figurinos usados no carnaval de 1994, quando a Verde-E-Rosa, homenageou os “doces bárbaros”. Não deu para fazer um tour com explanação completa e detalhista, pois a fervura da agitação de pessoas no lugar era descomunal. Não é para menos, estamos a três dias do carnaval carioca, a maior festa popular do planeta.